segunda-feira, 30 de maio de 2011

Truques na cozinha

Arroz para risoto

Arroz para risoto não deve ser lavado para não perder o amido que como uma goma envolve cada grão e ajuda na textura final do prato

Alho e cebola no refogado

Na hora de preparar um refogado primeiro a cozinhe a cebola até ficar transparente e só então acrescente o alho picado. Os pedacinhos de alho não cozinharão demais, e o seu sabor ficará mais vivo.

Abóbora-moranga no lugar da tigela

Para usar a moranga como sopeira é só cortar uma tampa em cima, retirar as sementes com uma colher de sopa e aquecê-la no forno de microondas por três minutos. Recheie com a sopa, moqueca ou bobó bem quente e sirva.

Alho sem amargor

Para o alho não ficar amargo ao ser dourado é preciso cortar o dente ao meio no comprimento e retirar a parte verdinha do centro.

Alfaces e verduras sempre fresquinhas

Para manter as folhas de alfaces e outras verduras fresquinhas guarde-as cobertas com um pano de prato molhado, assim ficarão protegidas do frio e do ar seco da geladeira.

Bolos e tortas com mais sabor

Guarde uma mistura de meia xícara de açúcar, uma colher de chá de canela e outra de café ou chocolate em pó, em um vidro pequeno e com tampa. Polvilhe as fatias de bolo e tortas já servidas com a mistura para realçar o seu sabor.

Batata frita bem sequinha

Antes de fritar as fatias de batata no óleo quente deixe-as de molho por alguns minutos de molho na água bem fria. Os pedaços de batata perderão parte do amido e por isso absorverão menos gordura e ficarão sequinhos.

Claras em neve

Claras bem batidas tem um segredo: precisam estar em temperatura ambiente, assim crescem e ficam bem duras. Batas as claras até ficarem bem duras. Para saber se está no ponto pegue uma colherada e vire-a para baixo, se não cair da colher a massa está pronta para receber o açúcar. Conte duas colheres de sopa de açúcar para cada clara e bata até obter uma massa untuosa e brilhante.

Como utilizar o colorau

O urucum em pó, conhecido como colorau, dá uma cor linda às aves assadas. Experimente besuntá-las antes de colocá-las no forno com uma mistura de colorau, mostarda, sal, azeite e o suco de uma laranja.

Canela e chocolate em pó no açucareiro

Deixe sempre uma misturinha de canela e chocolate em pó em um açucareiro pequeno. Sirva junto com o café com leite, com sorvetes e tortas acompanhadas com creme chantili.

Calda de ameixas a jato

Todos adoram e não dá nenhum trabalho. Para preparar uma calda de ameixas basta aferventá-las até incharem em uma calda preparada com 2 xícaras de água e uma de açúcar, um pedacinho de pau de canela e dois cravos.

Fermento biológico fresco: como dissolver

Dissolva a quantidade de fermento da receita com uma colher de chá de açúcar e duas colheres de farinha preparada sem glúten em um pouco de água, até obter uma papinha. Aguarde que a mistura de fermento duplique de tamanho antes de utilizá-la.

Como fazer e passar o glacê de chocolate

Para um bolo de 25 centímetros de diâmetro
Derreta o chocolate ralado com a manteiga no microondas. Misture bem até obter a massa de chocolate estar homogênea, brilhante e sem bolhas de ar. Espalhe apenas quando a mistura estiver morna. Comece do centro para as laterais. Forre a parte de baixo do bolo com pedaços de papel manteiga para não sujar o prato com o excesso da cobertura. Se precisar espalhe algumas vezes o chocolate, sobretudo na lateral.


Gergelim com mais sabor

Para deixar o gergelim com um sabor mais concentrado aqueça-o por alguns minutos em frigideira seca antes de usá-lo. Sacuda a frigideira algumas vezes para evitar que grudem.

Acabou o ovo na hora de pincelar a massa da torta?

Para pincelar a massa da torta substitua a gema de ovo por uma colher de sopa de açúcar dissolvida em um terço de xícara de leite. Não importa se o recheio da torta é doce ou salgado, a cobertura ficará dourada e brilhante.

Ovo mexido mais gostoso

Ovo mexido gostoso é preparado em pequenas porções de dois ovos de cada vez com uma pitada de sal e pimenta e uma colher de sopa de leite.

Peixes bons para uma moqueca

Cherne, badejo, robalo, dourado, namorado, cação são peixes que não desmancham aos serem cozidos e por isso são ideais para pratos como moqueca.

Raspa de casca de laranja

Quando uma receita pede para se utilizar a casca de uma fruta cítrica, é muito importante que não se corte junto nem um pedacinho da parte branca da casca, ela é muito amarga, ou se utiliza uma faquinha própria para isso ou utiliza-se uma faca muito afiada com a inclinação da lâmina voltada para fora da fruta.

Tomates: como tirar a pele

Dê um talho em um dos lados do tomate. Não pode ser muito profundo, apenas para levantar a pela. Aqueça uma panela com água, assim que ferver desligue e coloque os tomates riscados com a ponta da faca dentro. Aguarde uns cinco minutos e puxe a pele com ajuda de uma faca pequena.

Xícara ou copo: pode-se substituir um pelo outro?

O copo americano é o antigo copo de requeijão com 250 ml = a uma xícara ou um quarto de litro. Portanto pode-se substituir um pelo outro sem problemas.
Como curiosidade, é comum encontrar em cadernos e livros antigos o pires indicado como medida em algumas receitas. Se quiser experimentar uma dessas receitas é só substituir a medida pela xícara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo a este blog.Seu comentário é muito importante! Deixe-o aqui e não se esqueça de voltar para visualizar a resposta!