quinta-feira, 24 de abril de 2014

Bolo recheado de Nozes - sem glúten

Fotos: Guilherme Martins
Ingredientes:
Massa
- 4 ovos
- 3/4 de xícara (chá) de óleo
- 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
- 1 e 1/2 xícara (chá) de leite
- 1 colher (sopa) de amido de milho
- 1 colher (chá) de CMC
- 1/2 colher (chá) de essência de amêndoas
- 2 xícaras (chá) de farinha de arroz
- 1 colher (sopa) bem cheia de fermento em pó químico


Recheio
- 1 lata de doce de leite cremoso
- 1 caixinha de creme de leite
- 1 caixinha de chantilly Amélia ou Hulalá batido (200ml)
- 200 g de nozes bem quebradinhas (sem moer)

Calda clássica
- 2 xícaras de água 
- 1 xícara (chá) de açúcar
- casca de uma maçã
- 3 ou 4 cravos da índia
- 1 pedaço pequeno de canela em pau
- essência de Rum Jamaica ou Nozes (opcional)

Cobertura
- 1 caixinha de chantilly Amélia ou Hulalá batido (200ml)
- 1 xícara (chà) do recheio do bolo sem as nozes misturadas

Modo de Fazer
Massa:
Bata no liquidificador os ovos, o óleo e o açúcar até ficar uma gemada bem homogênea. Acrescente o leite e o amido de milho e, sem parar de bater, acrescente o CMC e a essência de amêndoas. Reserve. Em uma tigela misture a farinha de arroz com o fermento e acrescente a mistura do liquidificador mexendo bem sem bater. Leve para assar em assadeira redonda grande, untada e enfarinhada com farinha de arroz, em forno pré-aquecido (180°) por aproximadamente 30 minutos. Retire do forno, desenforme e deixe esfriar.


Recheio:
Bata bem o doce de leite com o creme de leite até ficar homogêneo. Acrescente o chantilly batido e misture delicadamente. Reserve uma xícara desse creme para a cobertura. Acrescente as nozes, misture e reserve.

Calda:
Leve o açúcar e a água ao fogo até o ponto de calda em fio bem clarinha. Acrescente a casca de maçã, os cravos e canela em pau. Ferva um pouquinho, sem deixar queimar. Se precisar, acrescente um pouco mais de água. Retire do fogo, deixe esfriar e acrescente a essência se desejar.

Montagem:
Corte o bolo ao meio com ajuda de uma faca ou linha, separe a parte de cima. Umedeça a parte de baixo com um pouco de calda, espalhe uma camada grossa do creme de doce de leite com nozes e cubra com a outra metade do bolo. Molhe novamente com um pouco de calda, espalhe o chantilly por todo o bolo, coloque colheradas do creme de doce de leite sem nozes reservado sobre o chantilly e, com ajuda de um garfo ou colher, vá misturando levemente o creme no chantilly dando um efeito mesclado à cobertura. Enfeite com nozes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo a este blog.Seu comentário é muito importante! Deixe-o aqui e não se esqueça de voltar para visualizar a resposta!