segunda-feira, 11 de maio de 2015

DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE DOENÇA CELÍACA


DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE DOENÇA CELÍACA

O que é a Doença Celíaca?
É uma doença causada pela intolerância ao glúten, de origem imunológica e genética que acomete a mucosa do intestino delgado causando a sua atrofia e, por conseqüência, dificultando a absorção de nutrientes. É uma doença permanente (para toda a vida).

Acabei de ser diagnosticado como  Celíaco. O que fazer?
Passado o choque inicial e a angústia causada pela avalanche de dúvidas quanto ao futuro, deve-se adotar uma atitude positiva e encontrar a melhor maneira de conviver com a doença. Vai haver uma mudança na sua rotina e aparecerão vários desafios, mas não  é o fim do mundo. O conhecimento da DC vem aumentando  rapidamente nos últimos anos, o que torna o convívio com ela mais fácil. Além disso, cada dia, mais e mais pessoas descobrem que são celíacas. O controle da doença vai depender exclusivamente de você.

O que é o glúten e onde ele  está presente?
O glúten é a proteína do trigo que se divide em gliadina e glutenina. A gliadina é a fração envolvida na DC. Há outras proteínas quimicamente semelhantes à gliadina que são a hordeína (cevada) e a secalina (centeio) que não são exatamente glúten, mas são consideradas como tal porque são tóxicas para as pessoas com DC.

Em que faixa etária ela surge?
A Doença Celíaca acomete indivíduos de qualquer idade e de ambos os sexos, com predomínio do feminino(3:1). A prevalência na população geral é em torno de 1/400 pessoas.

Por que algumas pessoas manifestam a doença na infância e outras na idade adulta?
A pessoa já nasce com a predisposição genética para desenvolver a doença, porém não se sabe em que momento irá manifestá-la. Não há, até o momento, medidas conhecidas que evitem ou retardem os sintomas.

Qual o tempo necessário para recuperação da mucosa após iniciar dieta sem glúten?
Após suspensão do glúten da dieta, a recuperação da mucosa inicia-se imediatamente, mas o tempo para o total restabelecimento anatômico da mucosa leva vários meses (1 a 2 anos em média).

Qual segmento do intestino é mais atingido na Doença Celíaca?
A parte mais afetada pela doença é a porção inicial do intestino delgado (jejuno),  mas ela pode se estender distalmente . Quanto maior o segmento afetado, maior será o distúrbio de absorção.

Qual é a origem da anemia e da osteoporose na DC?
A anemia decorre da absorção insuficiente de ferro e ácido fólico (componentes da hemoglobina, que forma o glóbulo vermelho) e a osteoporose resulta da má-absorção de cálcio (elemento que dá consistência ao osso).

Quais são os sintomas mais comuns?
A Doença Celíaca não tem sintomas específicos e muitas vezes tem sintomas muito discretos.Os mais freqüentes são crises de diarréia, excesso de gases intestinais, desconforto abdominal, fadiga, dor de cabeça, etc. Nas mulheres  pode haver irregularidades menstruais.

O paciente celíaco tem maior probabilidade de desenvolver alguma doença maligna?
Se o paciente adotar e seguir a dieta sem glúten à risca a probabilidade é igual à da população em geral, porém se não aderir à dieta (em outras palavras, se não seguir o tratamento) aumentará sua chance de desenvolver uma neoplasia.

Quais são os testes imunológicos disponíveis para a detecção da Doença Celíaca?
O primeiro teste a surgir foi o anticorpo anti-gliadina, porém atualmente dá-se preferência ao anticorpo anti-endomísio ou anti-transglutaminase tecidual que são mais sensíveis  e específicos para  a doença.

Pode existir Doença Celíaca sem sintomas?
Sim. Indivíduos assintomáticos, mas com anemia ou osteoporose (ou osteopenia) devem ser investigados, pois podem estar apresentando conseqüências da má-absorção de ferro e cálcio.

Qual é a associação entre infertilidade e DC?
As mulheres com Doença Celíaca não tratada costumam ter mais irregularidades menstruais, dificuldade para engravidar e manter a gestação. O índice de abortamento também é maior.

Como ocorre a atrofia da mucosa intestinal na DC?
Nas doenças autoimunes o nosso sistema imunológico agride células do próprio organismo como se fossem entranhas. Qualquer tecido pode ser ‘vítima’, como o fígado(hepatite), tireóide(tireoidite), articulações(artrites), etc. Na DC o sistema imunológico destrói a mucosa intestinal após o contato com o glúten.

Existe algum medicamento para tratar a Doença Celíaca?
Não. O tratamento é puramente dietético. Entretanto, deve-se repor os nutrientes que estão em níveis baixos.

Ocorre normalização dos exames laboratoriais com o controle dietético?
Sim, todos os nutrientes voltam aos níveis normais, os anticorpos se tornam negativos e a mucosa intestinal volta a apresentar seu aspecto anatômico habitual após alguns meses (às vezes anos) de dieta sem glúten.

Como saber se determinado produto contém ou não glúten?
Primeiramente deve-se ler o rótulo do produto. Se não houver menção quanto à presença do glúten, deve-se entrar em contado com o fabricante e pedir informações a respeito.


Qual é o papel da genética na Doença Celíaca?
A predisposição genética tem um papel importante, havendo genes responsáveis pela transmissão da doença. Noventa e cinco por  cento dos pacientes celíacos apresentam o gene HLA-DQ2 localizado no cromossomo 6. Na população geral ele está presente em apenas 30%.

Quais líquidos os celíacos podem beber com segurança?
Água, leite, chá, sucos naturais e refrigerantes. Cuidado com os achocolatados, pois  a maioria contém glúten (leia o rótulo para se certificar).

Quais  bebidas alcoólicas os celíacos podem beber?
Vinho (feito da uva), aguardente de cana (como o nome diz: é feito de cana de açúcar), rum (destilação do melaço), vermute e conhaque (derivados do vinho) e quentão (feito com aguardente, gengibre, cravo da Índia e canela)

Quais bebidas alcoólicas os celíacos não podem beber?
O uísque, o gim e a vodka sofrem destilação várias vezes, o que teoricamente elimina o glúten.  Leia o rótulo do produto para ver se contém a menção  Não contém glúten.

Para quem gosta de cerveja, existe alguma opção aqui no Brasil?
Sim, temos cervejas importadas que são apropriadas para celíacos, pois possuem em torno de 6 ppm (partes por milhão) de glúten e têm teor alcoólico igual às demais cervejas (5%).

Sabendo-se que vários alimentos para celíacos contêm traços de glúten, qual o limite aceitável para o consumo seguro?
Recomenda-se um teor máximo de 20mg de glúten por kg (20 ppm). Esses valores, na verdade, representam apenas vestígios de glúten. Para se ter uma idéia, o pão normal contém  em torno de 100g de glúten por kg (isto é, 10% do seu peso é de glúten).

Quem deve ser pesquisado para Doença Celíaca?
Qualquer pessoa que apresente os sintomas ou sinais descritos acima e todos os parentes diretos (pais, irmãos e filhos) dos pacientes celíacos. O risco de um parente ter a doença é de 1/10 enquanto que na população geral é de 1/400.

A mulher que é portadora de DC pode interromper a dieta sem glúten durante a gravidez?
Não. Em nenhuma ocasião o celíaco  pode interromper a dieta. Tem que haver muita disciplina e consciência por parte do paciente, pois a doença é silenciosa, embora tenha suas complicações no futuro para quem não a trata.

A portadora de Doença Celíaca pode amamentar?
Sim. Normalmente. Não há contra-indicação.


As pessoas celíacas podem praticar esportes?
Sim. O único cuidado é checar previamente a densidade óssea (nos adultos), pois se houver osteopenia (ou osteoporose), o risco de uma fratura - em um impacto - é maior.


A DC passa de pessoa para pessoa?
Não. Não passa através do sangue, sexo, secreções ou qualquer contato com as pessoas.

O que é a classificação de Marsh?
É uma classificação histológica (microscópica) do estado da mucosa intestinal no que se refere à Doença Celíaca. Ela leva em conta o grau de atrofia e a presença de células inflamatórias. Sua graduação vai de 0 (normal) a 3 (3a, 3b, 3c). O estágio 3c significa atrofia total.
Mesmo no grau mais avançado de atrofia pode haver regressão para o normal com a dieta sem glúten.

O contato do glúten com a pele do celíaco pode causar problemas?
Não. Para ativar a doença o glúten tem que entrar em contato com a mucosa intestinal. O contato eventual com a pele  -como o manuseio de produtos que contenham glúten – não oferece riscos. Por outro lado, não é aconselhável que um celíaco trabalhe como padeiro ou confeiteiro, pois a exposição seria muito grande e a chance de contaminação também.

A positividade do anticorpo anti-endomísio unicamente já estabelece o diagnóstico de DC?
Não. É preciso o laudo anátomo-patológico proveniente da análise da biópsia duodenal que mostrará atrofia da mucosa e aumento das criptas. O diagnóstico se baseia nesses dois exames.

Como a gliadina provoca reação no intestino?
Normalmente quando ingerimos proteínas, estas são “quebradas”  no estômago e intestino formando aminoácidos ou dipeptídeos (moléculas com 2 aminoácidos) que são absorvidos.
A molécula de glúten é resistente às enzimas que “quebram” as proteínas e como resultado, “sobra” uma cadeia de 33 aminoácidos que é a fração tóxica (gliadina). Essa molécula se aloja sob as células da mucosa onde estão as vilosidades e algumas pessoas (celíacos) desenvolvem uma reação imunológica contra a gliadina e destroem a mucosa (onde está aderida a gliadina).

Podemos considerar a Doença Celíaca uma alergia alimentar?
A alergia alimentar é uma reação rápida do sistema imunológico que produz anticorpos (imunoglobulina E) contra alguma substância estranha (antígeno). Os anticorpos  circulantes é que causam a reação alérgica.
Na Doença Celíaca existe uma reação imunológica tardia. Não é considerada alergia alimentar.


Qual a relação entre Doença Celíaca e Dermatite Herpetiforme?
A dermatite herpetiforme é uma forma de apresentação da doença celíaca em que existe irritação da pele com vermelhidão (hiperemia) e formação de bolhas.Ocorre principalmente nos cotovelos e nos joelhos. Ela tende a ceder com a dieta sem glúten.

A Dermatite Herpetiforme é uma manifestação freqüente?
Não. Ela ocorre em uma pequena porcentagem de pacientes celíacos. É mais freqüente no sexo masculino (2:1) e na idade adulta. É muito rara na criança.


Após aderir à dieta sem glúten, quando devo repetir a biópsia duodenal para verificar  se houve normalização?
A biópsia de controle não deve ser feita antes de 2 anos. O processo de regeneração da mucosa é lento e pode levar até 3 anos para haver recuperação total.

Meu filho é celíaco e vou levá-lo a uma festa de um amigo. Como administrar a situação e evitar os alimentos proibidos?
Primeiramente, seria interessante ele comer alguma coisa em casa para não chegar na festa com muita fome. Na festa ele poderá comer: gelatinas, goiabada, beijinho, cajuzinho, pudim de leite condensado, quindim, pão de queijo, biscoito de polvilho, milho, pipoca, queijo, etc. Não poderá comer: salgadinhos (coxinha, empada, croquete), pastéis, sanduíches, bolachas e bolos. Vale a pena conversar com o anfitrião sobre a questão.

Como agir com relação à escola de meu filho que é celíaco?
A direção da escola deve ser informada sobre a condição de seu filho. Devido ao fato da Doença Celíaca ser pouco conhecida, vale a pena apresentar algum artigo explicativo sobre a doença. Isso evitará questionamentos e mal entendidos.

Qual a relação entre DC e intolerância à lactose?
Normalmente a lactose é ‘quebrada’ pela ação de uma enzima chamada lactase, a qual é produzida nas células intestinais. Como na DC existe um dano na célula intestinal, a produção de lactase fica prejudicada e, como conseqüência, há dificuldade na absorção da lactose. Essa deficiência melhora com a dieta e, posteriormente o leite poderá ser reintroduzido.


Tenho todos os sintomas da Doença Celíaca. Posso iniciar a dieta sem glúten por minha conta?
Não deve.  Antes de iniciar a dieta deve-se confirmar o diagnóstico através dos exames adequados. Após a confirmação o paciente deverá ser bastante rigoroso e disciplinado por toda a vida. A adesão à uma dieta sem glúten de forma prematura poderá dificultar o diagnóstico futuramente.

No caso das refeições servidas nos aviões, como devo proceder?
A maioria das companhias aéreas possui cardápio de dieta sem glúten. Basta reservar com antecedência (no ato da reserva do vôo).

O paciente celíaco é tipicamente emagrecido?
Não necessariamente. Devido ao distúrbio de absorção intestinal,  a maioria dos indivíduos acometidos estão abaixo do peso, porém cerca de 30% estão com sobrepeso, provavelmente devido à elevada ingestão calórica.

O que acontecerá se eu desistir da dieta e comer livremente?
Em estudo feito com pacientes celíacos adultos que haviam sido diagnosticados na infância ou adolescência e que não seguiram a dieta sem glúten, descobriu-se que 80% tinha algum déficit nutricional (anemia, hipocalcemia, hipovitaminose) e cerca de 50% tinha algum grau de fragilidade óssea (osteopenia ou osteoporose).

Estou seguindo a dieta sem glúten há 2 anos e ainda não vi melhora clínica ou laboratorial.  O que está acontecendo?
Primeiramente, deve-se analisar detalhadamente a dieta do paciente à procura de erro dietético ou de contaminação inadvertida com glúten. A segunda etapa é a revisão do diagnóstico incluindo a pesquisa do gene HLA-DQ2 ( 90-95% dos celíacos apresentam esse gene). No caso de pesquisa negativa, pode-se questionar o diagnóstico.

Porque a Doença Celíaca é tão pouco conhecida?
Embora  a DC seja  muito antiga, tinha-se pouco conhecimento científico a seu respeito até algumas décadas atrás. Primeiramente, descobriu-se que a doença era uma reação ao trigo, depois foi identificada sua característica imunológica e, finalmente sua predisposição genética. A classificação microscópica da doença (Marsh) foi instituída em 1992. A descoberta de seus anticorpos foi ainda mais recente.
Além disso, a doença não tem um sintoma característico. Muitas vezes são sintomas discretos  ou alterações laboratoriais inespecíficas. Se não houver forte suspeita do médico para pedir os exames adequados o diagnóstico torna-se difícil.

Autoria: Dr Hugo de Lacerda Werneck Junior
Av Indianópolis, 2321 - São Paulo  SP
Tel: 11-5078-7776   11-2275-7690    11-2275-2101

Fonte: http://www.riosemgluten.com/perguntas_frequentes.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo a este blog.Seu comentário é muito importante! Deixe-o aqui e não se esqueça de voltar para visualizar a resposta!